domingo, 10 de junho de 2012

Reunião do dia 31/05/2012

Devido a greve de ônibus a reunião que estava marcada para o dia 24/05 doi adiada para o dia 31.




A professora Theresinha Miranda dava início ao que ia ser apresentado naquela tarde de Quinta-feira.

Contamos com a participação da bibliotecária Sônia Chagas Vieira falando sobre o sistema de biblioteca da Universidade Federal da Bahia. Ela falou um pouco sobre o Pergamum, que é o portal onde podemos renovar os livros emprestados, reservar um título, pesquisar os livros disponíveis no acervo das bibliotecas da UFBA, entre outros serviços.

Sônia e Theresinha preparando a apresentação.


Sônia confirmou que uma nova coleção de livros eletrônicos da coleção Zahar poderão ser encontrados no site: http://www.dotlib.com.br/


Em seguida professor Teófilo iniciou sua apresentação sobre Os direitos da pessoa com deficiência.

Professor Teófilo apresentava o Plano viver sem limites.

O professor mostrou alguns detalhes do Plano Viver sem limite, do Governo Federal. O valor estimado é de R$ 1,8 bilhão,  à serem investidos em Acessibilidade, capacitação profissional de pessoas com deficiência e ações para promover a educação no período de 2011 a 2014.
O professor destrinchou os quatro eixos do Plano Viver Sem Limite, que tem o investimento total de R$ 7,5 bi: Educação, Saúde, Inclusão social e Acessibilidade.
Plano BPC na escola faz parte do eixo Educação.
No eixo saúde podemos encontrar alguns serviços oferecidos, como Triagem neonatal, atendimento odontológico, órteses e próteses.

No eixo Acessibilidade, podemos encontrar o Programa Nacional de Inovação em Tecnologia mobilidade urbana, cães guias, entre outros serviços.
Durante o lançamento do Programa "Viver sem limite" da presidente Dilma, uma mãe autista se manifestou, assistam ao vídeo:


O professor finalizou sua rica apresentação com o vídeo que mostra como vai funcionar o Plano na prática:
 



Sandra Rosa Farias apresentou o tema de sua tese de Doutorado com o título "Audiodescrição, filmes brasileiros e pessoas com deficiência visual" e falou de seu estágio no IPL em Portugal, ela é orientanda de Roberto Sanches Rabêllo.  

Sandra introduzindo sua fala.



Mostrou algumas fotos do grupo focal que ela participou em Portugal com pessoas com deficiência.

Sandra relata que a melhor audiodescrição é encontrada no Museu de Londres, sobre o Holocausto. Sua apresentação foi rica em fotos e alguns relatos sobre a cultura e pessoas de Portugal.

A próxima reunião está maracada para o dia 14/06 e haverá uma confraternização de São João para finalizar o semestre.


Texto: Sabrina Freitas
Fotos: Sabrina Freitas e Vanessa Oliveira.






quarta-feira, 23 de maio de 2012

Reunião 03 de Maio de 2012






A professora Theresinha Miranda apresentou os temas que seriam apresentados nesse dia e o primeiro a apresentar foi o professor Félix

  Apresentação: Félix Diaz e Miguel Bordas






1- A convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência foi discutido em modalidade nacional, sendo destacado o Decreto Legislativo de 09/07/2008, o qual entrou em vigor em julho de 2008. A relevância imprimida a ele é por ser o primeiro Tratado Mundial referido às pessoas deficientes no século XXI, estabelece a exigência quanto a sua operacionalização, composto por cinquenta artigos dos quais optamos por destacar o 1º artigo- Promover, proteger e assegurar o desfrute pleno e equitativo de todos; e o artigo 24º, o qual trata especificamente da Educação em seu inciso I- Assegurar um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida.
       
Professor Félix Diaz explanando sobre o tema.



Durante a reunião o professor Félix fez algumas pontuações acerca do que ele entende e pensa sobre. Para tanto, ele expôs que o problema não é a configuração da política,
mas está relacionado a aplicação e que o importante é concretizá-la. 











Todos atentos à exposição.



 Nesse momento trouxe algumas reflexões:
1ª análise: sobre a deficiência, necessidade especial, necessidade educativa especial, pois não aborda todas as necessidades dos deficientes. Definição da palavra Deficiência.
2ª análise: Deficiência sensorial – física – intelectual; O que é transtorno da aprendizagem, da linguagem e comportamentais?
Mudança na nomenclatura deficiência mental para deficiência intelectual.
Na 3ª análise: A importância do diagnóstico nosológico e individual para incluir com qualidade. Na 4ª análise: Importância da preparação adequada dos professores para incluir com qualidade. A necessidade da participação de todas as instâncias da sociedade. (Família – Escola – Grupo – Comunidade – Sociedade).     

Professor Miguel Bordas optou por deixar que as atuais mestrandas apresentassem no seu lugar, as quais trouxeram reflexões sobre as Políticas Públicas: Educação Especial.

2- Apresentação das alunas do mestrado do professor Miguel Bordas:


      Adriany
      Adrielle
      Diana
      Mônica
      Nadija
O esquecimento das NEEs por parte das políticas. Elas destacaram as emergências e ausências.



Emergências
Ausências
Construção de um PPP que atenda as NEEs de todos os alunos.
Inserção” da palavra Todos nas Políticas Públicas como dita a Constituição
     Profissionalização de pessoas com deficiência:

Emergências
 Ausências
PRONATEC – o programa para qualificação de mão de obras para o trabalho não está se efetivando;

Necessidades de formação e qualificação do quadro de profissionais
Aplicabilidade e resolubilidade das legislações que regulamentam o acesso ao emprego e ao trabalho das pessoas com deficiência;

Reconhecimento do apoio e procedimentos especiais e ajudas técnicas que podem dispor às pessoas com deficiência


 Apresentação: Alessandra Barros 


3- CIF- Classificação Internacional de Funcionalidade, Deficiência e Saúde.

 Baseados em um artigo do Scielo e um livro (O que é deficiência?) explicou o que significa o CID- Classificação Internacional de Doenças (Estamos hoje na CID10) “filha” e o que é a CIF. Outorgada desde 2001, a CIF- Classificação Internacional de Funcionalidade, Deficiência e Saúde. Ela traz a importância da certificação médica e acumulou condições para além das particularidades da criança. Ex: Um menino de  4 anos de idade é acometido pela meningite e em consequência desenvolve uma lesão cerebral – Sua patologia é dada: Encefalopatia Crônica – Não progressiva ou PC- Paralisia Cerebral. Além de ficar com uma monoplegia do lado esquerdo.
  Em 1989 surge o CIDID – Classificação Internacional de Doença Incapacidade e Deficiência (mais variáveis dos ambientes sociocultural).


Modelo médico
Exclusão
CID

Integração

Modelo Social de Deficiência
Inclusão
CIF

Monoplegia de membro superior esquerdo
Canhoto


Destro
Não alfabetizado
Já alfabetizado
Filhos de pais analfabetos
Filhos de pais Surdos


 CIF- Classificação Internacional de Funcionalidade, Deficiência e Saúde.

Personaliza o indivíduo, essa classificação é um avanço de ampliação da pessoa com deficiência. Um exemplo foi dado pela profª Alessandra:
A funcionalidade envolve atividade e participação toda a sociedade.
 Atividade e Participação:
 Veste-se sozinho
 Escreve
 Anda de bicicleta
 (Não) se alimenta sozinho
 Sobe no coqueiro para catar côco
Depois de tantas nomenclaturas para se referir à pessoa com deficiência Professor Téofilo nos trouxe o surgimento de uma nova terminologia para o momento atual: Público Alvo da Educação Especial.
Devido a interação com a platéia e os expositores, o tempo foi excedido e as professoras Nelma Galvão e Theresinha Miranda não puderam expor sobre o Decreto 7611 de 2011 e Decreto 6571 de 2008 respectivamente, que ficou para a próxima reunião

Texto: Vanessa Oliveira e Sabrina de Freitas
Imagens: Pauliane Brito

domingo, 6 de maio de 2012

Reunião do dia 12 de Abril de 2012

         Na segunda reunião de 2012 recebemos a Profª Kathryn Johnson, de St. Cloud State University, que falou sobre a Educação Especial nos Estados Unidos e na China. A convidada interagiu com o grupo de forma alegre e descontraída possibilitando uma troca positiva de informações e experiências.  Como a professora norte-americana não fala português contamos com a valorosa ajuda do tradutor Joaquim.

Kathryn Johnson e Joaquim, o tradutor.

 Vale salientar que a palestrante participa do Programa de Intercâmbio CAPES-FIPSE, do qual participam a UFBA e UTP, pelo Brasil e a Temple University e St Cloud pelos Estados Unidos que atualmente tem três alunas sediadas na Faced.
        A profª Kathryn nos contou um pouco da realidade da Educação Especial nos Estados Unidos e nos últimos tempos tem pesqusiado sobre a Educação Especial na China. Sua pesquisa se iniciou com uma tragédia acontecida no colegial, um aluno chinês morreu afogado na piscina da Escola, então foi descoberto que esse aluno era surdo. Logo, a profª intrigada saiu em busca de informações sobre a Educação Especial na China. E percebeu que entre os grandes problemas do sistema do país, é o Sócio-cultural.

As pessoas presente a ouviam atentamente.



       Kathryn falou também um pouco sobre Nick Vujicic expondo um vídeo, nos mostrou a biografia dele, mas que já tem a venda no Brasil com versão em português.

     Houve um momento aberto a perguntas e então algumas pessoas presentes expôs suas curiosidades acerca da Educação Especial nos Estados Unidos e a pesquisa dela na China e Kathryn respondia co grande entusiasmo, atenção e bom astral.



Katrhyn Johson respondia às perguntas.


    Ela finalizou sua apresentação com o vídeo de uma chinesa que tem ossos de vidro, que mostrou seu exemplo de vida dando palestras nos EUA comovedo milhões de pessoas. Seu grande sonho era conhecer o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton... e conseguiu! 


 Texto: Pauliane Brito e Sabrina Freitas
  Imagens: Pauliane Brito.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Programação da reunião do dia 03 de maio de 2012

Na reunião do dia 03 de maio, está proposta a discussão sobre Políticas Públicas. Cada professor ficou responsável pela explanação de diferentes políticas. Segue abaixo a programação:

Teófilo – Decreto nº 7.612/ 2011, que institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver sem Limite.

Alessandra – Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.

Félix e Miguel - Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência.

Theresinha – Decreto 6571/2008, que dispõe sobre o atendimento educacional especializado.

Nelma – Decreto  nº 7.611/2011, que  dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.

domingo, 1 de abril de 2012

Reunião do dia 22 de Março de 2012

           Na primeira reunião de 2012 foi feita uma breve apresentação dos membros presentes, apresentadas questões sobre projetos em andamento e um pouco das políticas que embasam alguns desses projetos; foram dadas sugestões e feito um panorama das próximas reuniões; amostragem do blog do Geine, do site do grupo no CNPQ do site GEINE (http://www.geine.faced.ufba.br/ ) e do Cerelepe (http://www.cerelepe.faced.ufba.br/) para que todos possam obter informações acerca da Educação Especial e Educação Hospitalar e  os professores presentes falaram sobre alguns eventos que acontecerão nos próximos meses:
  • Feira Internacional de Tecnologias- Reatech. Dia 12 de Abril de 2012.
  • VII Encontro Nacional Atendimento Escolar Hospitalar na UFPA- Belém. 18 a 21 de Junho.
  • 8º HOPE, na Holanda. 8 A 13 de Outubro de 2012.

As apresentações.

      Pessoas novas na reunião e Pauliane mostrando o Blog e os sites.

             As professoras Theresinha Miranda e Nelma Galvão falaram um pouco de como foi o encontro com os participantes do projeto Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP), que aconteceu no meado de Março em São Carlos-SP. Este projeto trata da implementação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) como atendimento educacional especializado (AEE) em escolas regulares de 66 municípios de 17 estados brasileiros Tema que gerou uma breve discussão acerca das SRMs e políticas que gere o AEE. À quem interessar, no site há alguns documentos sobre a política de implementação das SRMs que podem ser consultados (site do projeto: http://www.oneesp.ufscar.br/).

Todos conversando sobre o tema exposto.

           Foi sugerido que sejam lançadas nas reuniões do grupo questões e dúvidas para que em seguida sejam trazidos convidados para responder, no intuito de melhorar a dinâmica do grupo, enriquecimento e trocas de informações. Professor Teófilo comentou sobre o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e sugeriu que assistamos o vídeo da presidente Dilma Roussef:



     Para as próximas reuniões foi sugerido que cada professor tratasse um pouco sobre alguns documentos que regem a Educação Especial e Educação Inclusiva, sendo dividida em políticas sobre o AEE, o Plano Nacional, Convenção de Nova Iorque e Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (Disponível em PDF no link: http://www.periciamedicadf.com.br/cif2/cif_portugues.pdf)
Esses documentos que serão tratados nas próximas reuniões estão disponíveis no site do MEC:  http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12716&Itemid=863

Não podemos deixar de agradecer o carinho e atenção da professora Nelma, em trazer para nós biscoitos e o delicioso chocolate quente!

Sejam tod@s bem-vind@s e até a próxima reunião!


Texto: Sabrina Freitas
Fotos: Sabrina Freitas e Vanessa Oliveira

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Reunião do dia 15/12/2011

A ultima reunião deste ano de 2011 foi coordenada pela professora Alessandra Barros.
Foi feita a apresentação de Daiane Santil com o seu trabalho de mestrado orientado pela Professora Theresinha Miranda.
Com o título "A mediação de professores na aprendizagem da língua escrita de alunos com síndrome de down" Daiane apresentou a partir de sua inquietação quanto as formas de ensino e a construção de conhecimentos sobre a mediação do professor.


Momentos antes  da apresentação. 



Ela traz algumas questões acerca da atuação (planejamento e realização das atividades) do professor no processo de aquisição da língua escrita da criança com Síndrome de Down na sala comum. A metodologia utilizada foi estudo de caso observando diversos aspectos na sala de aula e a abordagem qualitativa.  
Através de entrevistas Daiane exibiu relatos de algumas professoras que têm alunos com Síndrome de Down.

Todos atentos assistindo a apresentação.

Nas considerações finais foi exposto: a falta de livros, de cantos de leitura e acesso aos materiais pedagógicos; foi percebida uma relação afetiva de sucesso entre alunos e professoras; frágil reconhecimento e intervenção na escrita espontânea; dificuldade em propor a diversidade em sala; falta de participação das crianças em suas avaliações; e ainda se é visto situações excludentes no espaço. 
A apresentação foi finalizada com o poema
As cem linguagens da Criança

A criança
é feita de cem.
A criança tem
cem mãos
cem pensamentos
cem modos de pensar
de jogar e de falar.
Cem, sempre cem
Modos de escutar
as maravilhas de amar.
Cem alegrias
para cantar e compreender.
Cem mundos
Para descobrir.
Cem mundos
para inventar.
Cem mundos
para sonhar
A criança tem cem linguagens [...].
Loris Malaguzzi,1999
     Daiane Santil e sua orientadora Theresinha Miranda.

No segundo momento da reunião foram discutidas as demandas para o ano de 2012. Entre as opiniões das pessoas presentes, foi estabelecido que pelo menos a cada 3 semanas aconteceria uma reunião. As reuniões de Maio ficaram marcadas para as datas abaixo, sendo que o dia 31 não seria possível, segundo a profª Theresinha já o tempo para o preparo da última reunião (em Junho) seria muito curto. Ficando estabelecidas as datas das próximas reuniões conforme abaixo:

      Datas        Convidados/ Temas da reunião:

22/03/2012- João Danilo/ Cristina / Domingos
12/04/2012- Sobre políticas públicas.
03/05/2012- Nove orientandos recém-chegados com suas intenções de pesquisa.
24/05/2012- Nove orientandos recém-chegados com suas intenções de pesquisa.
14/06/2012- Sandra Regina/ Alessandra Barros /Zenilda Sales.

Finalizamos o ano com uma confraternização!




        João Danilo, Theresinha Miranda, Daiane Santil e Alessandra Barros.

 Até 2012!

Texto: Sabrina Freitas e Pauliane Brito.
Fotos: Pauliane Brito

domingo, 11 de dezembro de 2011

Fotos do III Congresso Baiano de Educação Inclusiva.

30,31 DE OUTUBRO E 1º DE NOVEMBRO.

Willian Fraga, Zenir, Pauliane Brito, Sabrina Freitas, Greice Moraes, Vanessa Oliveira e Catiuscia Carvalho no III CBEI, bolsistas das professoras Nelma Galvão E Theresinha Miranda.


Adriana, Élida e Valdete no III CBEI.


Vanessa Oliveira, Sabrina Freitas e Pauliane Brito apresentando pôster sobre as Salas de Recursos multifuncionais (SRMs), orientadas pela professora Theresinha Miranda.

A orientadora e suas meninas!