domingo, 10 de junho de 2012

Reunião do dia 31/05/2012

Devido a greve de ônibus a reunião que estava marcada para o dia 24/05 doi adiada para o dia 31.




A professora Theresinha Miranda dava início ao que ia ser apresentado naquela tarde de Quinta-feira.

Contamos com a participação da bibliotecária Sônia Chagas Vieira falando sobre o sistema de biblioteca da Universidade Federal da Bahia. Ela falou um pouco sobre o Pergamum, que é o portal onde podemos renovar os livros emprestados, reservar um título, pesquisar os livros disponíveis no acervo das bibliotecas da UFBA, entre outros serviços.

Sônia e Theresinha preparando a apresentação.


Sônia confirmou que uma nova coleção de livros eletrônicos da coleção Zahar poderão ser encontrados no site: http://www.dotlib.com.br/


Em seguida professor Teófilo iniciou sua apresentação sobre Os direitos da pessoa com deficiência.

Professor Teófilo apresentava o Plano viver sem limites.

O professor mostrou alguns detalhes do Plano Viver sem limite, do Governo Federal. O valor estimado é de R$ 1,8 bilhão,  à serem investidos em Acessibilidade, capacitação profissional de pessoas com deficiência e ações para promover a educação no período de 2011 a 2014.
O professor destrinchou os quatro eixos do Plano Viver Sem Limite, que tem o investimento total de R$ 7,5 bi: Educação, Saúde, Inclusão social e Acessibilidade.
Plano BPC na escola faz parte do eixo Educação.
No eixo saúde podemos encontrar alguns serviços oferecidos, como Triagem neonatal, atendimento odontológico, órteses e próteses.

No eixo Acessibilidade, podemos encontrar o Programa Nacional de Inovação em Tecnologia mobilidade urbana, cães guias, entre outros serviços.
Durante o lançamento do Programa "Viver sem limite" da presidente Dilma, uma mãe autista se manifestou, assistam ao vídeo:


O professor finalizou sua rica apresentação com o vídeo que mostra como vai funcionar o Plano na prática:
 



Sandra Rosa Farias apresentou o tema de sua tese de Doutorado com o título "Audiodescrição, filmes brasileiros e pessoas com deficiência visual" e falou de seu estágio no IPL em Portugal, ela é orientanda de Roberto Sanches Rabêllo.  

Sandra introduzindo sua fala.



Mostrou algumas fotos do grupo focal que ela participou em Portugal com pessoas com deficiência.

Sandra relata que a melhor audiodescrição é encontrada no Museu de Londres, sobre o Holocausto. Sua apresentação foi rica em fotos e alguns relatos sobre a cultura e pessoas de Portugal.

A próxima reunião está maracada para o dia 14/06 e haverá uma confraternização de São João para finalizar o semestre.


Texto: Sabrina Freitas
Fotos: Sabrina Freitas e Vanessa Oliveira.






Nenhum comentário:

Postar um comentário