quarta-feira, 20 de junho de 2012

Reunião 14/06/2012 e Confraternização de São João!


        A professora Alessandra Barros apresentou seu trabalho de Pós-Doutorado, intitulado: "A deficiência retratada em livros infantis."
     A curiosidade motivou sua pesquisa e, além disso, foram motivadores de sua pesquisa: o papel do livro, a presença do livro na escola ser restrita ao trabalho em sala, a presença do livro em hospitais, papel do livro como recurso terapêutico, tendência a representação das minorias e o papel do livro como artefato cultural. E ser o livro a ferramenta de alfabetização e letramento.

 Professora Alessandra Barros explicando sua pesquisa.

       Ela fez sua pesquisa através de estudos teóricos (teoria e crítica literária, antropologia de saúde, representações sociais, Gestalt da imagem, consulta de trabalhos semelhantes a este), adquirindo fontes documentais, técnicas de análise de Conteúdos, técnicas de análise de Discurso, registrando as regularidades identificadas e interpretando à luz das teorias e do Método. A professora relata que a biblioteca a ajudou muito nessa pesquisa, pois foi onde ela encontrou a maior parte das fontes bibliográficas.

 Todos atentos a explicação da pesquisadora.


      A professora Alessandra relata também que a maior parte dos autores destes livros são pessoas que têm familiares com alguma deficiência ou que tem. Há muito pouca literatura (arte) e maior quantidade de panfletos. 

Alguns livros pesquisados foram:



 A flauta do sótão


O grilo perneta

    
     A professora Alessandra percebeu que alguns livros colocam a deficiência como castigo de Deus, expõe alguns erros conceituais acerca da Síndrome de Down, estereótipos de crianças “Peter Pan” que não querem crescer, a visão da pessoa com deficiência física sempre em cadeira de rodas e a antecipação do propósito do livro com palavras que descrevem as deficiências nas fichas catalográficas.

     Após finalizar a apresentação, as pessoas presentes arrumaram a mesa para a Confraternização de São João. Cada pessoa trouxe um prato e ao som de forró a festa começou com comidas típicas da festa junina e bebidas doces.
Assim foi finalizado o 1º semestre de 2012, ao som e gosto do São João.









Professor Miguel Bordas, professora Theresinha Miranda e professor Teófilo Galvão Filho.


 Sabrina, Vanessa e Zenir.



As datas das próximas reuniões ainda serão definidas e divulgadas! 

Feliz São João à todos!


 
Texto: Sabrina Freitas
Imagens: Sabrina Freitas