sábado, 16 de março de 2013

Primeira reunião de 2013!


No dia 07 de março  ocorreu  o primeiro encontro do GEINE em 2013,  coordenado  pela Professora Alessandra Barros que apresentou seu trabalho de pesquisa  submetido em outubro do ano passado ao evento bianual da Associação Europeia de Pedagogia Hospitalar, ocorrido na Holanda, intitulado como The meanings of hospitalization portrayed in children's litearture (Representações sobre a doença e a hospitalização na infância contidos em livros ilustrados para crianças).

A temática  foi muito bem abordada pela professora, destacou e comprovou sua tese  através de imagens  que ilustrava suas analises feitas  nos 20 livros de literatura infantil de diferentes países, permitindo identificar a concepção que as literaturas infantis abordam a hospitalização da criança na infância. Logo, após a apresentação houve uma discussão entre todos os participantes que além de aprofundar o conhecimento socializado anteriormente abriu novas possibilidades de pesquisa e compreensão do próprio tema. Por fim, voltamos aos informes, onde surgiu como comentário e sugestão  de filme COLEGAS  que tem um tema pertinente a nossa área de interesse da Educação Especial. O  filme, conta a história de grandes amigos que viviam juntos em um instituto para portadores da Síndrome de Down, que ao lado de vários outros colegas. Um belo dia, surge a ideia de sair dali para realizar o sonho individual de cada um e inspirados pelos inúmeros filmes que já tinham assistido na videoteca local, eles roubam o carro do jardineiro  e fogem de lá. A imprensa começa a cobrir o caso e a polícia não gostou nem um pouco dessa "brincadeira". Para resolver o problema, colocam dois policiais trapalhões no encalço dos jovens, que só querem realizar os seus sonhos e estão dispostos a viver essa grande aventura, que vai ser revelar repleta de momentos inesquecíveis.  O filme, procura mostrar de maneira bem inocente e extremamente poética como se dão as coisas simples da vida, pelos olhos de três amigos que possuem Síndrome de Down. Em suma, a  reunião foi um momento  agradável e construtivo em nossa formação, esperamos a sua presença nos próximos encontros que serão  nos dias:  11/04, 23/05, 13/06, 11/07. 


Fotos: Pauliane Brito e Vanessa Oliveira.
Texto: Daiane Gonçalves e Pauliane Brito.

Se estava presente aproveitou e quem não estava não perca a próxima!

A participação de todos só faz enriquecer o conhecimento

Aos poucos a sala foi enchendo.

Esperando para começar e colocando o papo em dia.

Todos concentrados nesse momento especial

Professora Alessandra Barros



Atenção! As próximas reuniões estão marcadas



REUNIÕES GEINE

DIA


MÊS
07
Março
11
Abril
23
Maio
13
Junho
11
Julho

Anotem esse importante e prazeroso compromisso e tragam seus informes de eventos seja ele cultural ou acadêmico, até breve.

Texto: Pauliane Brito e Daiane Gonçalves.