domingo, 6 de maio de 2012

Reunião do dia 12 de Abril de 2012

         Na segunda reunião de 2012 recebemos a Profª Kathryn Johnson, de St. Cloud State University, que falou sobre a Educação Especial nos Estados Unidos e na China. A convidada interagiu com o grupo de forma alegre e descontraída possibilitando uma troca positiva de informações e experiências.  Como a professora norte-americana não fala português contamos com a valorosa ajuda do tradutor Joaquim.

Kathryn Johnson e Joaquim, o tradutor.

 Vale salientar que a palestrante participa do Programa de Intercâmbio CAPES-FIPSE, do qual participam a UFBA e UTP, pelo Brasil e a Temple University e St Cloud pelos Estados Unidos que atualmente tem três alunas sediadas na Faced.
        A profª Kathryn nos contou um pouco da realidade da Educação Especial nos Estados Unidos e nos últimos tempos tem pesqusiado sobre a Educação Especial na China. Sua pesquisa se iniciou com uma tragédia acontecida no colegial, um aluno chinês morreu afogado na piscina da Escola, então foi descoberto que esse aluno era surdo. Logo, a profª intrigada saiu em busca de informações sobre a Educação Especial na China. E percebeu que entre os grandes problemas do sistema do país, é o Sócio-cultural.

As pessoas presente a ouviam atentamente.



       Kathryn falou também um pouco sobre Nick Vujicic expondo um vídeo, nos mostrou a biografia dele, mas que já tem a venda no Brasil com versão em português.

     Houve um momento aberto a perguntas e então algumas pessoas presentes expôs suas curiosidades acerca da Educação Especial nos Estados Unidos e a pesquisa dela na China e Kathryn respondia co grande entusiasmo, atenção e bom astral.



Katrhyn Johson respondia às perguntas.


    Ela finalizou sua apresentação com o vídeo de uma chinesa que tem ossos de vidro, que mostrou seu exemplo de vida dando palestras nos EUA comovedo milhões de pessoas. Seu grande sonho era conhecer o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton... e conseguiu! 


 Texto: Pauliane Brito e Sabrina Freitas
  Imagens: Pauliane Brito.