quarta-feira, 23 de maio de 2012

Reunião 03 de Maio de 2012






A professora Theresinha Miranda apresentou os temas que seriam apresentados nesse dia e o primeiro a apresentar foi o professor Félix

  Apresentação: Félix Diaz e Miguel Bordas






1- A convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência foi discutido em modalidade nacional, sendo destacado o Decreto Legislativo de 09/07/2008, o qual entrou em vigor em julho de 2008. A relevância imprimida a ele é por ser o primeiro Tratado Mundial referido às pessoas deficientes no século XXI, estabelece a exigência quanto a sua operacionalização, composto por cinquenta artigos dos quais optamos por destacar o 1º artigo- Promover, proteger e assegurar o desfrute pleno e equitativo de todos; e o artigo 24º, o qual trata especificamente da Educação em seu inciso I- Assegurar um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida.
       
Professor Félix Diaz explanando sobre o tema.



Durante a reunião o professor Félix fez algumas pontuações acerca do que ele entende e pensa sobre. Para tanto, ele expôs que o problema não é a configuração da política,
mas está relacionado a aplicação e que o importante é concretizá-la. 











Todos atentos à exposição.



 Nesse momento trouxe algumas reflexões:
1ª análise: sobre a deficiência, necessidade especial, necessidade educativa especial, pois não aborda todas as necessidades dos deficientes. Definição da palavra Deficiência.
2ª análise: Deficiência sensorial – física – intelectual; O que é transtorno da aprendizagem, da linguagem e comportamentais?
Mudança na nomenclatura deficiência mental para deficiência intelectual.
Na 3ª análise: A importância do diagnóstico nosológico e individual para incluir com qualidade. Na 4ª análise: Importância da preparação adequada dos professores para incluir com qualidade. A necessidade da participação de todas as instâncias da sociedade. (Família – Escola – Grupo – Comunidade – Sociedade).     

Professor Miguel Bordas optou por deixar que as atuais mestrandas apresentassem no seu lugar, as quais trouxeram reflexões sobre as Políticas Públicas: Educação Especial.

2- Apresentação das alunas do mestrado do professor Miguel Bordas:


      Adriany
      Adrielle
      Diana
      Mônica
      Nadija
O esquecimento das NEEs por parte das políticas. Elas destacaram as emergências e ausências.



Emergências
Ausências
Construção de um PPP que atenda as NEEs de todos os alunos.
Inserção” da palavra Todos nas Políticas Públicas como dita a Constituição
     Profissionalização de pessoas com deficiência:

Emergências
 Ausências
PRONATEC – o programa para qualificação de mão de obras para o trabalho não está se efetivando;

Necessidades de formação e qualificação do quadro de profissionais
Aplicabilidade e resolubilidade das legislações que regulamentam o acesso ao emprego e ao trabalho das pessoas com deficiência;

Reconhecimento do apoio e procedimentos especiais e ajudas técnicas que podem dispor às pessoas com deficiência


 Apresentação: Alessandra Barros 


3- CIF- Classificação Internacional de Funcionalidade, Deficiência e Saúde.

 Baseados em um artigo do Scielo e um livro (O que é deficiência?) explicou o que significa o CID- Classificação Internacional de Doenças (Estamos hoje na CID10) “filha” e o que é a CIF. Outorgada desde 2001, a CIF- Classificação Internacional de Funcionalidade, Deficiência e Saúde. Ela traz a importância da certificação médica e acumulou condições para além das particularidades da criança. Ex: Um menino de  4 anos de idade é acometido pela meningite e em consequência desenvolve uma lesão cerebral – Sua patologia é dada: Encefalopatia Crônica – Não progressiva ou PC- Paralisia Cerebral. Além de ficar com uma monoplegia do lado esquerdo.
  Em 1989 surge o CIDID – Classificação Internacional de Doença Incapacidade e Deficiência (mais variáveis dos ambientes sociocultural).


Modelo médico
Exclusão
CID

Integração

Modelo Social de Deficiência
Inclusão
CIF

Monoplegia de membro superior esquerdo
Canhoto


Destro
Não alfabetizado
Já alfabetizado
Filhos de pais analfabetos
Filhos de pais Surdos


 CIF- Classificação Internacional de Funcionalidade, Deficiência e Saúde.

Personaliza o indivíduo, essa classificação é um avanço de ampliação da pessoa com deficiência. Um exemplo foi dado pela profª Alessandra:
A funcionalidade envolve atividade e participação toda a sociedade.
 Atividade e Participação:
 Veste-se sozinho
 Escreve
 Anda de bicicleta
 (Não) se alimenta sozinho
 Sobe no coqueiro para catar côco
Depois de tantas nomenclaturas para se referir à pessoa com deficiência Professor Téofilo nos trouxe o surgimento de uma nova terminologia para o momento atual: Público Alvo da Educação Especial.
Devido a interação com a platéia e os expositores, o tempo foi excedido e as professoras Nelma Galvão e Theresinha Miranda não puderam expor sobre o Decreto 7611 de 2011 e Decreto 6571 de 2008 respectivamente, que ficou para a próxima reunião

Texto: Vanessa Oliveira e Sabrina de Freitas
Imagens: Pauliane Brito