A
professora Theresinha Miranda apresentou os temas que seriam
apresentados nesse dia e o primeiro a apresentar foi o professor
Félix
Apresentação: Félix Diaz e Miguel Bordas
1- A convenção sobre os
Direitos das Pessoas com Deficiência foi discutido em
modalidade nacional, sendo destacado o Decreto Legislativo de
09/07/2008, o qual entrou em vigor em julho de 2008. A relevância
imprimida a ele é por ser o primeiro Tratado Mundial referido
às pessoas deficientes no século XXI, estabelece a
exigência quanto a sua operacionalização,
composto por cinquenta artigos dos quais optamos por destacar o 1º
artigo- Promover, proteger e assegurar o desfrute pleno e equitativo
de todos; e o artigo 24º, o qual trata especificamente da
Educação em seu inciso I- Assegurar um sistema
educacional inclusivo em todos os níveis, bem como o
aprendizado ao longo de toda a vida.
Professor Félix Diaz explanando sobre o tema.
Durante a reunião o professor Félix fez algumas pontuações acerca do que ele entende e pensa sobre. Para tanto, ele expôs que o problema não é a configuração da política,
mas está relacionado a aplicação e que o importante é concretizá-la.
Todos atentos à exposição.
Nesse momento trouxe algumas reflexões:
1ª análise: sobre a deficiência, necessidade especial, necessidade educativa especial, pois não aborda todas as necessidades dos deficientes. Definição da palavra Deficiência.
2ª análise: Deficiência sensorial – física – intelectual; O que é transtorno da aprendizagem, da linguagem e comportamentais?
Mudança na nomenclatura deficiência mental para deficiência intelectual.
1ª análise: sobre a deficiência, necessidade especial, necessidade educativa especial, pois não aborda todas as necessidades dos deficientes. Definição da palavra Deficiência.
2ª análise: Deficiência sensorial – física – intelectual; O que é transtorno da aprendizagem, da linguagem e comportamentais?
Mudança na nomenclatura deficiência mental para deficiência intelectual.
Na 3ª análise: A importância do diagnóstico nosológico e individual para incluir com qualidade. Na 4ª análise: Importância da preparação adequada dos professores para incluir com qualidade. A necessidade da participação de todas as instâncias da sociedade. (Família – Escola – Grupo – Comunidade – Sociedade).
Professor Miguel Bordas optou por deixar que as atuais mestrandas apresentassem no seu lugar, as quais trouxeram reflexões sobre as Políticas Públicas: Educação Especial.
2- Apresentação das alunas do mestrado do professor Miguel Bordas:
Adriany
Adrielle
Diana
Mônica
Nadija
Adrielle
Diana
Mônica
Nadija
O esquecimento das NEEs por parte das políticas. Elas destacaram as emergências e ausências.
Emergências
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Ausências
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Construção de um PPP que atenda as NEEs de todos os alunos.
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“Inserção” da palavra Todos nas Políticas Públicas como dita a Constituição
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Profissionalização de pessoas com deficiência:
Emergências
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Ausências
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PRONATEC – o programa para qualificação de mão de obras para o trabalho não está se efetivando;
Necessidades de formação e qualificação do quadro de profissionais
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Aplicabilidade e resolubilidade das legislações que regulamentam o acesso ao emprego e ao trabalho das pessoas com deficiência;
Reconhecimento do apoio e procedimentos especiais e ajudas técnicas que podem dispor às pessoas com deficiência
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Apresentação: Alessandra Barros
3- CIF- Classificação Internacional de Funcionalidade, Deficiência e Saúde.
Baseados em um artigo do Scielo e um livro (O que é deficiência?) explicou o que significa o CID- Classificação Internacional de Doenças (Estamos hoje na CID10) “filha” e o que é a CIF. Outorgada desde 2001, a CIF- Classificação Internacional de Funcionalidade, Deficiência e Saúde. Ela traz a importância da certificação médica e acumulou condições para além das particularidades da criança. Ex: Um menino de 4 anos de idade é acometido pela meningite e em consequência desenvolve uma lesão cerebral – Sua patologia é dada: Encefalopatia Crônica – Não progressiva ou PC- Paralisia Cerebral. Além de ficar com uma monoplegia do lado esquerdo.
Em 1989 surge o CIDID – Classificação Internacional de Doença Incapacidade e Deficiência (mais variáveis dos ambientes sociocultural).
Modelo médico
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Exclusão
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CID
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Integração
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Modelo Social de Deficiência
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Inclusão
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CIF
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Monoplegia de membro superior esquerdo
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Canhoto
Destro
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Não alfabetizado
Já alfabetizado
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Filhos de pais analfabetos
Filhos de pais Surdos
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CIF- Classificação Internacional de Funcionalidade, Deficiência e Saúde.
Personaliza o indivíduo, essa classificação é um avanço de ampliação da pessoa com deficiência. Um exemplo foi dado pela profª Alessandra:
Personaliza o indivíduo, essa classificação é um avanço de ampliação da pessoa com deficiência. Um exemplo foi dado pela profª Alessandra:
A funcionalidade envolve atividade e participação toda a sociedade.
Atividade e Participação:
Veste-se sozinho
Escreve
Anda de bicicleta
(Não) se alimenta sozinho
Sobe no coqueiro para catar côco
Depois de tantas nomenclaturas para se referir à pessoa com deficiência Professor Téofilo nos trouxe o surgimento de uma nova terminologia para o momento atual: Público Alvo da Educação Especial.
Devido a interação com a platéia e os expositores, o tempo foi excedido e as professoras Nelma Galvão e Theresinha Miranda não puderam expor sobre o Decreto 7611 de 2011 e Decreto 6571 de 2008 respectivamente, que ficou para a próxima reunião
Veste-se sozinho
Escreve
Anda de bicicleta
(Não) se alimenta sozinho
Sobe no coqueiro para catar côco
Depois de tantas nomenclaturas para se referir à pessoa com deficiência Professor Téofilo nos trouxe o surgimento de uma nova terminologia para o momento atual: Público Alvo da Educação Especial.
Devido a interação com a platéia e os expositores, o tempo foi excedido e as professoras Nelma Galvão e Theresinha Miranda não puderam expor sobre o Decreto 7611 de 2011 e Decreto 6571 de 2008 respectivamente, que ficou para a próxima reunião
Texto: Vanessa Oliveira e Sabrina de Freitas
Imagens: Pauliane Brito