Na reunião do dia 03 de maio, está proposta a discussão sobre Políticas Públicas. Cada professor ficou responsável pela explanação de diferentes políticas. Segue abaixo a programação:
Teófilo – Decreto nº 7.612/ 2011, que institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver sem Limite.
Alessandra – Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.
Félix e Miguel - Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência.
Theresinha – Decreto 6571/2008, que dispõe sobre o atendimento educacional especializado.
Nelma – Decreto nº 7.611/2011, que dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.
quarta-feira, 25 de abril de 2012
domingo, 1 de abril de 2012
Reunião do dia 22 de Março de 2012
Na primeira reunião de 2012 foi feita uma breve apresentação dos membros presentes, apresentadas questões sobre projetos em andamento e um pouco das políticas que embasam alguns desses projetos; foram dadas sugestões e feito um panorama das próximas reuniões; amostragem do blog do Geine, do site do grupo no CNPQ do site GEINE (http://www.geine.faced.ufba.br/ ) e do Cerelepe (http://www.cerelepe.faced.ufba.br/) para que todos possam obter informações acerca da Educação Especial e Educação Hospitalar e os professores presentes falaram sobre alguns eventos que acontecerão nos próximos meses:
- Feira Internacional de Tecnologias- Reatech. Dia 12 de Abril de 2012.
- VII Encontro Nacional Atendimento Escolar Hospitalar na UFPA- Belém. 18 a 21 de Junho.
- 8º HOPE, na Holanda. 8 A 13 de Outubro de 2012.
As apresentações.
Pessoas novas na reunião e Pauliane mostrando o Blog e os sites.
As professoras Theresinha Miranda e Nelma Galvão falaram um pouco de como foi o encontro com os participantes do projeto Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP), que aconteceu no meado de Março em São Carlos-SP. Este projeto trata da implementação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) como atendimento educacional especializado (AEE) em escolas regulares de 66 municípios de 17 estados brasileiros Tema que gerou uma breve discussão acerca das SRMs e políticas que gere o AEE. À quem interessar, no site há alguns documentos sobre a política de implementação das SRMs que podem ser consultados (site do projeto: http://www.oneesp.ufscar.br/).
Todos conversando sobre o tema exposto.
Foi sugerido que sejam lançadas nas reuniões do grupo questões e dúvidas para que em seguida sejam trazidos convidados para responder, no intuito de melhorar a dinâmica do grupo, enriquecimento e trocas de informações. Professor Teófilo comentou sobre o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e sugeriu que assistamos o vídeo da presidente Dilma Roussef:
Para as próximas reuniões foi sugerido que cada professor tratasse um pouco sobre alguns documentos que regem a Educação Especial e Educação Inclusiva, sendo dividida em políticas sobre o AEE, o Plano Nacional, Convenção de Nova Iorque e Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (Disponível em PDF no link: http://www.periciamedicadf.com.br/cif2/cif_portugues.pdf)
Esses documentos que serão tratados nas próximas reuniões estão disponíveis no site do MEC: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12716&Itemid=863
Não podemos deixar de agradecer o carinho e atenção da professora Nelma, em trazer para nós biscoitos e o delicioso chocolate quente!
Sejam tod@s bem-vind@s e até a próxima reunião!
Texto: Sabrina Freitas
Fotos: Sabrina Freitas e Vanessa Oliveira
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Reunião do dia 15/12/2011
A ultima reunião deste ano de 2011 foi coordenada pela professora Alessandra Barros.
Foi feita a apresentação de Daiane Santil com o seu trabalho de mestrado orientado pela Professora Theresinha Miranda.
Foi feita a apresentação de Daiane Santil com o seu trabalho de mestrado orientado pela Professora Theresinha Miranda.
Com o título "A mediação de professores na aprendizagem da língua escrita de alunos com síndrome de down" Daiane apresentou a partir de sua inquietação quanto as formas de ensino e a construção de conhecimentos sobre a mediação do professor.
Momentos antes da apresentação.
Ela traz algumas questões acerca da atuação (planejamento e realização das atividades) do professor no processo de aquisição da língua escrita da criança com Síndrome de Down na sala comum. A metodologia utilizada foi estudo de caso observando diversos aspectos na sala de aula e a abordagem qualitativa.
Através de entrevistas Daiane exibiu relatos de algumas professoras que têm alunos com Síndrome de Down.
Todos atentos assistindo a apresentação.
Nas considerações finais foi exposto: a falta de livros, de cantos de leitura e acesso aos materiais pedagógicos; foi percebida uma relação afetiva de sucesso entre alunos e professoras; frágil reconhecimento e intervenção na escrita espontânea; dificuldade em propor a diversidade em sala; falta de participação das crianças em suas avaliações; e ainda se é visto situações excludentes no espaço.
A apresentação foi finalizada com o poema
As cem linguagens da Criança
A criança
é feita de cem.
A criança tem
cem mãos
cem pensamentos
cem modos de pensar
de jogar e de falar.
Cem, sempre cem
Modos de escutar
as maravilhas de amar.
Cem alegrias
para cantar e compreender.
Cem mundos
Para descobrir.
Cem mundos
para inventar.
Cem mundos
para sonhar
A criança tem cem linguagens [...].
Loris Malaguzzi,1999
Daiane Santil e sua orientadora Theresinha Miranda.
No segundo momento da reunião foram discutidas as demandas para o ano de 2012. Entre as opiniões das pessoas presentes, foi estabelecido que pelo menos a cada 3 semanas aconteceria uma reunião. As reuniões de Maio ficaram marcadas para as datas abaixo, sendo que o dia 31 não seria possível, segundo a profª Theresinha já o tempo para o preparo da última reunião (em Junho) seria muito curto. Ficando estabelecidas as datas das próximas reuniões conforme abaixo:
Datas Convidados/ Temas da reunião:
22/03/2012- João Danilo/ Cristina / Domingos
12/04/2012- Sobre políticas públicas.
03/05/2012- Nove orientandos recém-chegados com suas intenções de pesquisa.
24/05/2012- Nove orientandos recém-chegados com suas intenções de pesquisa.
14/06/2012- Sandra Regina/ Alessandra Barros /Zenilda Sales.
Finalizamos o ano com uma confraternização!
João Danilo, Theresinha Miranda, Daiane Santil e Alessandra Barros.
Até 2012!
Texto: Sabrina Freitas e Pauliane Brito.
Fotos: Pauliane Brito
domingo, 11 de dezembro de 2011
Fotos do III Congresso Baiano de Educação Inclusiva.
30,31 DE OUTUBRO E 1º DE NOVEMBRO.
Willian Fraga, Zenir, Pauliane Brito, Sabrina Freitas, Greice Moraes, Vanessa Oliveira e Catiuscia Carvalho no III CBEI, bolsistas das professoras Nelma Galvão E Theresinha Miranda.
Adriana, Élida e Valdete no III CBEI.
Vanessa Oliveira, Sabrina Freitas e Pauliane Brito apresentando pôster sobre as Salas de Recursos multifuncionais (SRMs), orientadas pela professora Theresinha Miranda.
A orientadora e suas meninas!
Reunião do dia 20/10/2011
Nesse encontro coordenado pelo professor Teófilo Galvão Filho, contamos com a apresentação de Luciana Damasceno com o tema de seu mestrado “A introdução dos recursos das tecnologias assistivas em ambiente computacional no trabalho com alunos com paralisia cerebral”. Sua pesquisa foca o início de uso da tecnologia assistiva, em como fazer uma introdução após avaliação do aluno e das tecnologias disponíveis e adequadas.
Após as contribuições dos ouvintes foi a vez de Emília Lucas apresentar seus estudos sobre “A comunicação professor/aluno autista no contexto da escola regular”. O lócus da pesquisa é a cidade de Feira de Santana/BA e pensa nas possibilidades de comunicação alternativa percebendo que a via viso-espacial tem preferência em relação a oralidade.
Em breve conversa o grupo colocou as novas discussões sobre o mestrado profissional e seus benefícios.
Uma participação especial nesse dia foi da Professora Ana Cecilia de Sousa Bastos que nos brindou com seu trabalho “Paternidade e maternidade no Brasil: uma experiência singular e plural". Aportes da pesquisa psicológica” seu recorte na apresentação foi o signo da beleza na maternidade, relatos autobiográficos das mulheres-mães.
Um momento especial que esperamos que possa se repetir.
Agradecemos a presença de todos e
aguardando todos em nossos próximos encontros!
domingo, 20 de novembro de 2011
Reunião do dia 17/11/2011
A última reunião do GEINE ocorreu no dia 17 de Novembro, no Auditório II da FACED. Contamos com as apresentações dos trabalhos desenvolvidos por Sheila Correia de Araújo e Adriana, orientandas, respectivamente, da Professora Theresinha Miranda e do Professor Miguel Bordas.
Adriana, Sheila e Theresinha Miranda.
Sheila apresentou a sua tese sobre “A contribuição da família no processo de desenvolvimento da criança cega”, cujo objetivo geral visou identificar e descrever o ambiente familiar e a sua influência no desenvolvimento de crianças cegas.
Prosseguimos com a exposição de Adriana intitulada “Inclusão, Política Inclusiva brasileira e educação de surdos: um diálogo possível?”
Adriana apresentando seu trabalho.
As pessoas presentes expuseram suas colocações sobre os trabalhos apresentados, proporcionando uma discussão interessante.
Finalizamos com uma auto-avaliação geral sobre o III CBEI e I Simpósio Brasileiro de Educação Inclusiva, expondo sugestões, críticas e elogios.
Feliz pela participação de todos!
Texto: Catiuscia Carvalho, Sabrina Freitas, Vanessa Oliveira, Greice Moraes e Pauliane Brito.
Imagens: Pauliane Brito.
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Reunião do dia 29/09
Segunda reunião do mês de Setembro com a coordenação da professora Nelma Galvão.
A apresentação foi iniciada com Mirian Mônica Loiola da Cruz Souza , orientada pelo professor Miguel Bordas, com o título “A inclusão da criança com deficiência na instituição de Educação Infantil no município de Vitória da Conquista: como pode o PROINFANTIL contribuir?”
A apresentação foi iniciada com Mirian Mônica Loiola da Cruz Souza , orientada pelo professor Miguel Bordas, com o título “A inclusão da criança com deficiência na instituição de Educação Infantil no município de Vitória da Conquista: como pode o PROINFANTIL contribuir?”
Mônica Loiola explicando sua pesquisa
Sua metodologia é baseada no processo dialógico e tem uma influência do contexto onde está sendo desenvolvido, com muita observação de prática pedagógica.
Foi constatado que não existem salas de recursos multifuncionais e um dos meios de atender é direcionar essas crianças à outras escolas próximas, como também o suporte de cuidadoras.

Todos que estavam presentes escutavam com atenção.
Seguindo a apresentação com professor Wolney Gomes Almeida, trabalho orientado pela professora Theresinha Miranda, com o título “A atuação de profissionais no processo de educação do sujeito com surdcegueira: caminhos e significados para o desenvolvimento humano."
Ele traz motivos para pesquisar a surdocegueira: coloca a filantropia versus profissionalismo. Estudo e pesquisa com a jovem Maime (que tem surdocegueira) e a surdocegueira no Brasil.
Ele traz motivos para pesquisar a surdocegueira: coloca a filantropia versus profissionalismo. Estudo e pesquisa com a jovem Maime (que tem surdocegueira) e a surdocegueira no Brasil.
Não poderia deixar de comentar a grande emoção que Wolney transmiste ao falar de Maime, no momento em que ele ensinou ela a fazer seu nome pelo alfabeto datilológico. Woney traz a definição do sujeito com surdocegueira, perda da visão e audição da forma que causa em muitos indivíduos extremas dificuldades de comunicação, tem suas características próprias; não é um surdo que não enxerga e nem um cego que não ouve.
O período pré-linguístico (nunca viu nem ouviu e não aprende de imediato; não sabe o que se passa a seu redor) e pós-linguístico (após a aquisição da língua).
Surdocego profundo, ou com perda na visão parcial ou cegueira com surdez moderada, entre outras classificações, já se pode considerar um surdocego.
Wolney fala com emoção sobre sua pesquisa.
Ele coloca os sujeitos de pesquisa sendo os profissionais da instituição e não só os professores, sendo que as coletas de dados são feitas através de entrevistas e observação.
Após sua apresentação, Wolney responde algumas questões.
Texto: Sabrina Freitas
Fotos: Sabrina Freitas e Vanessa Oliveira de Santana
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