quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Reunião do dia 29/09


Segunda reunião do mês de Setembro com a coordenação da professora Nelma Galvão.
A apresentação foi iniciada com Mirian Mônica Loiola da Cruz Souza , orientada pelo professor Miguel Bordas, com o título “A inclusão da criança com deficiência na instituição de Educação Infantil no município de Vitória da Conquista: como pode  o PROINFANTIL contribuir?”

 Mônica Loiola explicando sua pesquisa

Sua metodologia é baseada no processo dialógico e tem uma influência do contexto onde está sendo desenvolvido, com muita observação de prática pedagógica.                           
Foi constatado que não existem salas de recursos multifuncionais e um dos meios de atender é direcionar essas crianças à outras escolas próximas, como também o suporte de cuidadoras.

Todos que estavam presentes escutavam com atenção.

 Seguindo a apresentação com professor Wolney Gomes Almeida, trabalho orientado pela professora Theresinha Miranda, com o título “A atuação de profissionais no processo de educação do sujeito com surdcegueira: caminhos e significados para o desenvolvimento humano."
 Ele traz motivos para pesquisar a surdocegueira: coloca a filantropia versus profissionalismo. Estudo e pesquisa com a jovem Maime (que tem surdocegueira) e a surdocegueira no Brasil.
Não poderia deixar de comentar a grande emoção que Wolney transmiste ao falar de Maime, no momento em que ele ensinou ela a fazer seu nome pelo alfabeto datilológico. Woney traz a definição do sujeito com surdocegueira, perda da visão e audição da forma que causa em muitos indivíduos extremas dificuldades de comunicação, tem suas características próprias; não é um surdo que não enxerga e nem um cego que não ouve.
O período pré-linguístico (nunca viu nem ouviu e não aprende de imediato; não sabe o que se passa a seu redor) e pós-linguístico (após a aquisição da língua).
Surdocego profundo, ou com perda na visão parcial ou cegueira com surdez moderada, entre outras classificações, já se pode considerar um surdocego.

Wolney fala com emoção sobre sua pesquisa.

Ele coloca os sujeitos de pesquisa sendo os profissionais da instituição e não só os professores, sendo que as coletas de dados são feitas através de entrevistas e observação.

Após sua apresentação, Wolney responde algumas questões.




Texto: Sabrina Freitas
Fotos: Sabrina Freitas e Vanessa Oliveira de Santana

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