quinta-feira, 24 de maio de 2018


A reunião que ocorreu em 17/05/2018 foi conduzida pelo professor Félix Días e teve como pauta principal a (re)apresentação do REGIMENTO DO GEINE para os membros do grupo. Na oportunidade foram esclarecidas duvidas e reforçadas as diretrizes de trabalho do grupo que busca contribuir com o desenvolvimento da educação na perspectiva inclusiva através de pesquisas, estudos e diálogos com a comunidade acadêmica, escolar e familiar nas dimensões teóricas-práticas sempre aberto as diversas áreas do conhecimento.   

No momento final do encontro foram apresentados alguns dos mestrandos e doutorandos que participam do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FACED-UFBA) e que posteriormente apresentaram suas pesquisas, Também foram acolhidos novos membros que se apresentaram.

Reforçamos que os encontros mensais são abertos e contatos podem ser mantidos através do e-mail geine.faced@gmail.com.






Texto: Pauliane Brito
Fotos: Pauliane Brito


REGIMENTO  DO  GEINE



CARACTERIZAÇÃO
O Grupo de Estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE) está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Bahia (UFBA) e reúne professores, pesquisadores,profissionais e discentes de graduação e pós-graduação da área de Educação Especial e áreas afines foi reconhecido oficialmente pelo MEC e consequentemente cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq no ano 2004.
O GEINE iniciou suas atividades no ano 2002 a partir do interesse inicial de alguns professores da FACED e outros profissionais relacionados com a área pelo estudo do conceito de Educação Inclusiva a partir da dimensão dos processos escolares, visando desenvolver estratégias para superar o distanciamento entre as políticas e as práticas de educação formal. Na atualidade, seu alvo tem-se diversificado e ampliado para as diferentes áreas do conhecimento científico sobre as temáticas relacionadas com as Necessidades Educacionais Especiais (NEE) nas suas abordagens pedagógica, psicológica e social fundamentalmente.
Além dos professores efetivos e aposentados da FACED conjuntamente com alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e do curso de graduação em Pedagogia, atualmente o GEINE congrega profissionais de outras instituições superiores UEFS, UNEB, UFRB, UESC) e das Secretarias de Educação Municipal SEC/SSA) e Estadual SEC/BA), assim como professores, diretores e outros funcionários da rede de educação pública e privada, familiares de alunos com NEE e também especialistas da saúde, do judiciário e de outras áreas preocupadas pela Educação Especial e Inclusiva.

OBJETIVO CENTRAL
Discutir as políticas educacionais em ação focalizando a gestão educacional e o trabalho docente em diferentes dimensões teóricas-práticas o que pressupõe a articulação de diferentes eixos de pesquisa e experiência coletiva numa dinâmica interdisciplinar para propor alternativas educativas que visem o desenvolvimento inclusivo pleno e multidimensional dos alunos com NEE. 
                                              FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS
As ações do GEINE se fundamentam em conceitos humanistas e científicos presentes na produção teórica e prática nacional e internacional com um caráter dialético, por tanto, aberto e integrador, porém, suas referências principais são a concepção sócio histórica cultural de Vygotsky e estudos culturais em geral.

EIXOS METODOLÓGICOS
·         As políticas públicas de inclusão da pessoa com necessidades especiais: seus condicionantes, seus pressupostos e paradigmas.
·         O trabalho docente na perspectiva da inclusão: sua natureza, suas configurações, seus significados e seus sentidos
·         As relações interdisciplinares, principalmente entre saúde e educação, na promoção do desenvolvimento pleno e inclusão social da pessoa com necessidades especiais.
·         Os procedimentos metodológicos e recursos tecnológicos para a escolarização e inclusão das pessoas com necessidades especiais.
·         As diferentes vias de atuação na prevenção, diagnóstico, atendimento e acompanhamento das pessoas com necessidades especiais, assim como sua escolarização e profissionalização.

COORDENAÇÃO
O GEINE está dirigido colegiadamente, sendo sua Coordenadora Geral a Professora Dra. Theresinha Guimarães Miranda. Tal Coordenação Colegiada está composta pelos chamados “membros titulares” que são os professores da área de Educação Especial da FACED,efetivos e aposentados, assim como por representantes das secretarias de educação municipal (SEC/SSA) e estadual (SEC/BA) e profissionais de outras instituições. Desta forma, as decisões sobre ás atividades desenvolvidas pelo GEINE são discutidas e aprovadas por tal Coordenação o que constitui uma prerrogativa do mesmo; assim, qualquer utilização da denominação GEINE em qualquer atividade deve ter a autorização oficial de seu Coordenação Colegiada por mediação de sua Coordenadora Geral.A saída de algum membro titular do Colegiado é decisão do interessado, porém a incorporação de novos membros ao mesmo é por proposta de algum titular e por consenso do referido Colegiado. As reuniões do Colegiado são circunstanciais e seu local oficial é a Sala do GEINE na FACED.

                                            DINÂMICA DE FUNCIONAMENTO
O GEINE é um grupo de discussão “aberto” no qual participa todo interessado sem compromisso de assistência e suas reuniões regulares são mensais, geralmente nas quintas feiras em datas conveniadas, previamente anunciadas, ás 14 horas e coordenadas por algum membro titular que será o encarregado de propor, organizar e dirigir a atividade correspondente numa sala da FACED previamente anunciada.

ATIVIDADES

01-Apresentação e discussão de pesquisas de graduação e pós-graduação que sejam do interesse do grupo, da FACED e/ou de outras instituições.
02-Apresentação e discussão de temas de relevância para a área.
03-Apresentação e discussão de filmes, livros e documentos relacionados com a área.
04-Intercâmbio de experiências nacionais e internacionais.
05-Organização dos Congressos Baianos de Educação Especial e Inclusiva e atividades afines.
06-Participação em eventos nacionais e internacionais.
07-Organização e produção de artigos e livros.
08-Apoio ás políticas e práticas que beneficiem a área.
09-Qualquer outra atividade que seja de interesse para o grupo.

DO CONGRESSO BAIANO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
-CBEI-
Os Congressos promocionados pelo GEINE constituem uma síntese avaliativa das atividades desenvolvidas pelo grupo e uma via importante para o intercâmbio entre profissionais, grupos e instituições que intervém no desenvolvimento da Educação Especial e Inclusiva baiana e neles participam como convidados relevantes profissionais nacionais e internacionais. Estes encontros, denominados como Congresso Baiano de Educação Especial e Inclusiva (CBEI), antecedidos pelo número romano correspondente a sua edição, serão realizados preferencialmente nos anos impares e estarão sob a responsabilidade, direção e organização da Coordenação Colegiada, por tanto, sua representatividade pertence ao GEINE, FACED e UFBA. Assim, a sede principal dos CBEIs corresponde institucionalmente à UFBA.
Será prerrogativa da Coordenação Colegiada, convidar outras instituições com os membros selecionados por elas, para que as mesmas sejam sede de tais congressos, organizando, conjuntamente com a referida Coordenação tais eventos. Poderão ser realizados eventos pré-congressos a diferentes níveis para promover e divulgar os mesmos, pudendo participar conjuntamente com o GEINE, outras instituições.  Na medida das possibilidades, uma vez finalizados os congressos se procederá a organização de um livro onde constem artigos relacionados com os temas abordados nos mesmos ou outros temas de interesse para a área. A seleção destes artigos, assim como a organização e gestão editorial do livro será prerrogativa da Coordenação Colegiada do GEINE.     

CONTATOS
SITE: http://www2.faced.ufba.br/grupos_pesquisa/geine/grupopesquisa-sub.html
LINK CNPq: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0291708NU4PX6

PARTICIPE!



Nenhum comentário:

Postar um comentário