domingo, 6 de maio de 2012

Reunião do dia 12 de Abril de 2012

         Na segunda reunião de 2012 recebemos a Profª Kathryn Johnson, de St. Cloud State University, que falou sobre a Educação Especial nos Estados Unidos e na China. A convidada interagiu com o grupo de forma alegre e descontraída possibilitando uma troca positiva de informações e experiências.  Como a professora norte-americana não fala português contamos com a valorosa ajuda do tradutor Joaquim.

Kathryn Johnson e Joaquim, o tradutor.

 Vale salientar que a palestrante participa do Programa de Intercâmbio CAPES-FIPSE, do qual participam a UFBA e UTP, pelo Brasil e a Temple University e St Cloud pelos Estados Unidos que atualmente tem três alunas sediadas na Faced.
        A profª Kathryn nos contou um pouco da realidade da Educação Especial nos Estados Unidos e nos últimos tempos tem pesqusiado sobre a Educação Especial na China. Sua pesquisa se iniciou com uma tragédia acontecida no colegial, um aluno chinês morreu afogado na piscina da Escola, então foi descoberto que esse aluno era surdo. Logo, a profª intrigada saiu em busca de informações sobre a Educação Especial na China. E percebeu que entre os grandes problemas do sistema do país, é o Sócio-cultural.

As pessoas presente a ouviam atentamente.



       Kathryn falou também um pouco sobre Nick Vujicic expondo um vídeo, nos mostrou a biografia dele, mas que já tem a venda no Brasil com versão em português.

     Houve um momento aberto a perguntas e então algumas pessoas presentes expôs suas curiosidades acerca da Educação Especial nos Estados Unidos e a pesquisa dela na China e Kathryn respondia co grande entusiasmo, atenção e bom astral.



Katrhyn Johson respondia às perguntas.


    Ela finalizou sua apresentação com o vídeo de uma chinesa que tem ossos de vidro, que mostrou seu exemplo de vida dando palestras nos EUA comovedo milhões de pessoas. Seu grande sonho era conhecer o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton... e conseguiu! 


 Texto: Pauliane Brito e Sabrina Freitas
  Imagens: Pauliane Brito.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Programação da reunião do dia 03 de maio de 2012

Na reunião do dia 03 de maio, está proposta a discussão sobre Políticas Públicas. Cada professor ficou responsável pela explanação de diferentes políticas. Segue abaixo a programação:

Teófilo – Decreto nº 7.612/ 2011, que institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver sem Limite.

Alessandra – Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.

Félix e Miguel - Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência.

Theresinha – Decreto 6571/2008, que dispõe sobre o atendimento educacional especializado.

Nelma – Decreto  nº 7.611/2011, que  dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.

domingo, 1 de abril de 2012

Reunião do dia 22 de Março de 2012

           Na primeira reunião de 2012 foi feita uma breve apresentação dos membros presentes, apresentadas questões sobre projetos em andamento e um pouco das políticas que embasam alguns desses projetos; foram dadas sugestões e feito um panorama das próximas reuniões; amostragem do blog do Geine, do site do grupo no CNPQ do site GEINE (http://www.geine.faced.ufba.br/ ) e do Cerelepe (http://www.cerelepe.faced.ufba.br/) para que todos possam obter informações acerca da Educação Especial e Educação Hospitalar e  os professores presentes falaram sobre alguns eventos que acontecerão nos próximos meses:
  • Feira Internacional de Tecnologias- Reatech. Dia 12 de Abril de 2012.
  • VII Encontro Nacional Atendimento Escolar Hospitalar na UFPA- Belém. 18 a 21 de Junho.
  • 8º HOPE, na Holanda. 8 A 13 de Outubro de 2012.

As apresentações.

      Pessoas novas na reunião e Pauliane mostrando o Blog e os sites.

             As professoras Theresinha Miranda e Nelma Galvão falaram um pouco de como foi o encontro com os participantes do projeto Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP), que aconteceu no meado de Março em São Carlos-SP. Este projeto trata da implementação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) como atendimento educacional especializado (AEE) em escolas regulares de 66 municípios de 17 estados brasileiros Tema que gerou uma breve discussão acerca das SRMs e políticas que gere o AEE. À quem interessar, no site há alguns documentos sobre a política de implementação das SRMs que podem ser consultados (site do projeto: http://www.oneesp.ufscar.br/).

Todos conversando sobre o tema exposto.

           Foi sugerido que sejam lançadas nas reuniões do grupo questões e dúvidas para que em seguida sejam trazidos convidados para responder, no intuito de melhorar a dinâmica do grupo, enriquecimento e trocas de informações. Professor Teófilo comentou sobre o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e sugeriu que assistamos o vídeo da presidente Dilma Roussef:



     Para as próximas reuniões foi sugerido que cada professor tratasse um pouco sobre alguns documentos que regem a Educação Especial e Educação Inclusiva, sendo dividida em políticas sobre o AEE, o Plano Nacional, Convenção de Nova Iorque e Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (Disponível em PDF no link: http://www.periciamedicadf.com.br/cif2/cif_portugues.pdf)
Esses documentos que serão tratados nas próximas reuniões estão disponíveis no site do MEC:  http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12716&Itemid=863

Não podemos deixar de agradecer o carinho e atenção da professora Nelma, em trazer para nós biscoitos e o delicioso chocolate quente!

Sejam tod@s bem-vind@s e até a próxima reunião!


Texto: Sabrina Freitas
Fotos: Sabrina Freitas e Vanessa Oliveira

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Reunião do dia 15/12/2011

A ultima reunião deste ano de 2011 foi coordenada pela professora Alessandra Barros.
Foi feita a apresentação de Daiane Santil com o seu trabalho de mestrado orientado pela Professora Theresinha Miranda.
Com o título "A mediação de professores na aprendizagem da língua escrita de alunos com síndrome de down" Daiane apresentou a partir de sua inquietação quanto as formas de ensino e a construção de conhecimentos sobre a mediação do professor.


Momentos antes  da apresentação. 



Ela traz algumas questões acerca da atuação (planejamento e realização das atividades) do professor no processo de aquisição da língua escrita da criança com Síndrome de Down na sala comum. A metodologia utilizada foi estudo de caso observando diversos aspectos na sala de aula e a abordagem qualitativa.  
Através de entrevistas Daiane exibiu relatos de algumas professoras que têm alunos com Síndrome de Down.

Todos atentos assistindo a apresentação.

Nas considerações finais foi exposto: a falta de livros, de cantos de leitura e acesso aos materiais pedagógicos; foi percebida uma relação afetiva de sucesso entre alunos e professoras; frágil reconhecimento e intervenção na escrita espontânea; dificuldade em propor a diversidade em sala; falta de participação das crianças em suas avaliações; e ainda se é visto situações excludentes no espaço. 
A apresentação foi finalizada com o poema
As cem linguagens da Criança

A criança
é feita de cem.
A criança tem
cem mãos
cem pensamentos
cem modos de pensar
de jogar e de falar.
Cem, sempre cem
Modos de escutar
as maravilhas de amar.
Cem alegrias
para cantar e compreender.
Cem mundos
Para descobrir.
Cem mundos
para inventar.
Cem mundos
para sonhar
A criança tem cem linguagens [...].
Loris Malaguzzi,1999
     Daiane Santil e sua orientadora Theresinha Miranda.

No segundo momento da reunião foram discutidas as demandas para o ano de 2012. Entre as opiniões das pessoas presentes, foi estabelecido que pelo menos a cada 3 semanas aconteceria uma reunião. As reuniões de Maio ficaram marcadas para as datas abaixo, sendo que o dia 31 não seria possível, segundo a profª Theresinha já o tempo para o preparo da última reunião (em Junho) seria muito curto. Ficando estabelecidas as datas das próximas reuniões conforme abaixo:

      Datas        Convidados/ Temas da reunião:

22/03/2012- João Danilo/ Cristina / Domingos
12/04/2012- Sobre políticas públicas.
03/05/2012- Nove orientandos recém-chegados com suas intenções de pesquisa.
24/05/2012- Nove orientandos recém-chegados com suas intenções de pesquisa.
14/06/2012- Sandra Regina/ Alessandra Barros /Zenilda Sales.

Finalizamos o ano com uma confraternização!




        João Danilo, Theresinha Miranda, Daiane Santil e Alessandra Barros.

 Até 2012!

Texto: Sabrina Freitas e Pauliane Brito.
Fotos: Pauliane Brito

domingo, 11 de dezembro de 2011

Fotos do III Congresso Baiano de Educação Inclusiva.

30,31 DE OUTUBRO E 1º DE NOVEMBRO.

Willian Fraga, Zenir, Pauliane Brito, Sabrina Freitas, Greice Moraes, Vanessa Oliveira e Catiuscia Carvalho no III CBEI, bolsistas das professoras Nelma Galvão E Theresinha Miranda.


Adriana, Élida e Valdete no III CBEI.


Vanessa Oliveira, Sabrina Freitas e Pauliane Brito apresentando pôster sobre as Salas de Recursos multifuncionais (SRMs), orientadas pela professora Theresinha Miranda.

A orientadora e suas meninas!

Reunião do dia 20/10/2011

Nesse encontro coordenado pelo professor Teófilo Galvão Filho, contamos com a apresentação de Luciana Damasceno com o tema de seu mestrado “A introdução dos recursos das tecnologias assistivas em ambiente computacional no trabalho com alunos com paralisia cerebral”. Sua pesquisa foca o início de uso da tecnologia assistiva, em como fazer uma introdução após avaliação do aluno e das tecnologias disponíveis e adequadas.
Após as contribuições dos ouvintes foi a vez de Emília Lucas apresentar seus estudos sobre “A comunicação professor/aluno autista no contexto da escola regular”. O lócus da pesquisa é a cidade de Feira de Santana/BA e pensa nas possibilidades de comunicação alternativa percebendo que a via viso-espacial tem preferência em relação a oralidade.
Em breve conversa o grupo colocou as novas discussões sobre o mestrado profissional e seus benefícios.
Uma participação especial nesse dia foi da Professora Ana Cecilia de Sousa Bastos que nos brindou com seu trabalho “Paternidade e maternidade no Brasil: uma experiência singular e plural". Aportes da pesquisa psicológica” seu recorte na apresentação foi o signo da beleza na maternidade, relatos autobiográficos das mulheres-mães.
Um momento especial que esperamos que possa se repetir.
Agradecemos a presença de todos e
aguardando todos em nossos próximos encontros!
Texto: Pauliane Brito.

domingo, 20 de novembro de 2011

Reunião do dia 17/11/2011

 

             A última reunião do GEINE ocorreu no dia 17 de Novembro, no Auditório II da FACED. Contamos com as apresentações dos trabalhos desenvolvidos por Sheila Correia de Araújo e Adriana, orientandas, respectivamente, da Professora Theresinha Miranda e do Professor Miguel Bordas.

                             Adriana, Sheila e Theresinha Miranda.

            Sheila apresentou a sua tese sobre “A contribuição da família no processo de desenvolvimento da criança cega”, cujo objetivo geral visou identificar e descrever o ambiente familiar e a sua influência no desenvolvimento de crianças cegas.
Prosseguimos com a exposição de Adriana intitulada “Inclusão, Política Inclusiva brasileira e educação de surdos: um diálogo possível?”

                                   Adriana apresentando seu trabalho.

            As pessoas presentes expuseram suas colocações sobre os trabalhos apresentados, proporcionando uma discussão interessante.






Finalizamos com uma auto-avaliação geral sobre o III CBEI e I Simpósio Brasileiro de Educação Inclusiva, expondo sugestões, críticas e elogios.

Feliz pela participação de todos!





Texto: Catiuscia Carvalho, Sabrina Freitas, Vanessa Oliveira, Greice Moraes e Pauliane Brito.
Imagens: Pauliane Brito.